Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Evento cultural da Escola Estadual Professora Isabel Motta (Dia Nacional da Consciência Negra) 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Casarão do Fórum : imponente prédio dos tempos do Arraial do Tijuco. Provavelmente foi residência particular. Já no séc. XIX sediou a Câmara Municipal, o Fórum e a Cadeia. Hoje abriga apenas o Fórum.

Fonte :http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria
N.Sra. do Carmo : sua construção se estendeu de 1760 a 1765. É a mais suntuosa da cidade, com rica talha dourada de Francisco Antônio Lisboa e Manuel Pinto. Possui um órgão trabalhado em ouro, onde já tocou José Américo Lobo de Mesquita, um dos maiores músicos sacros setecentistas da América Latina. As pinturas do forro foram confeccionadas por José Soares de Araújo, gênio comparado ao Mestre Ataíde. Quem financiou a construção da igreja foi o contratador João Fernandes de Oliveira, o homem mais rico de Diamantina até então, cuja amante fora a escrava Chica da Silva. Conta-se que a razão da torre estar na parte traseira do prédio se deve a uma exigência e também provocação de Chica, que se "incomodava" com o repicar dos sinos, tão próximo de sua casa. Diga-se de passagem: a Ordem do Carmo era frequentada pela alta sociedade de pele branca, que discrimavam Chica.

Fonte : http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CARTA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CARTA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

             Caros alunos do ensino médio,

Hoje, gostaríamos de conversar um pouco com vocês, expormos nossas ideias, falarmos sobre nossas expectativas, sobre a escola e vocês.
Primeiramente, é importante dizer que nós, professores, gostamos de trabalhar com vocês. Vocês são pessoas alegres, inteligentes, no entanto acreditamos que, muitas vezes, alguns não valorizam seu potencial, vêm à escola para brincar, prejudicar os colegas e, sobretudo a si mesmos.
Nós, professores, alunos e demais funcionários da escola, devemos unir nossas forças para transformar a escola num ambiente cada vez melhor para todos.Acreditamos que o seu papel de jovem estudante é de grande importância para essa transformação. Vocês passam boa parte de sua juventude nos bancos da escola, às vezes, até contra a vontade. Talvez desejassem fazer outras coisas que consideram muito mais interessantes, mas a obrigação e o desejo de um futuro melhor faz com que encarem de maneira natural tudo que passa no ambiente escolar.
É verdade que muitas vezes falhamos e não conseguimos corresponder às suas expectativas, mas mesmo assim, alguns ainda enxergam na escola sua segunda casa.
Nós, muitas vezes, chamamos a atenção de vocês e alguns até nos odeiam por isso. Saibam que as pessoas que realmente querem o seu bem e gostam de vocês não concordarão com as coisas erradas que vocês fizerem. Chamamos a atenção porque acreditamos que estamos ajudando em sua educação e queremos o melhor para vocês.
Temos certeza de que muita coisa precisa ser mudada. E mudanças sempre são tão difíceis! Ouvi-los, nesse momento, torna-se fundamental. Vocês, cheios de energia, criatividade e anseios, podem contribuir de maneira muito significativa para queo Ensino Médio se transforme em uma etapa em que a formação integral represente um caminho seguro.
Mudanças significativas exigem, além de certo tempo, esforço conjunto. Mas, se fizermos nossa parte, daremos um passo importante na busca por aquilo que almejamos.
O sucesso de vocês é motivo de alegria e orgulho para todos nós. Toda vez que temos notícias de nossos alunos brilhando seja na vida pessoal ou profissional nos faz agradecer a Deus a oportunidade de termos contribuído um pouquinho para isso. Quando, infelizmente, soubemos de problemas sérios envolvendo nossos alunos, nos perguntamos “O que poderíamos ter feito para ajudá-los e que, no entanto não fizemos?” O fracasso de vocês nos torna tristes e preocupados, afinal, compartilhamos momentos importantes e a vida de vocês nos diz respeito, sim!
Despedimo-nos com um grande abraço, pedindo a Deus que os ilumine, os proteja e ajude-os a trilhar um caminho cheio de SUCESSO, AMOR E SAÚDE.

  Com carinho,
                                                                                            Professores do Ensino Médio


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Catedral de Santo Antônio : domina o centro histórico de Diamantina, mas sua construção é relativamente recente (1940). Substitui a antiga Sé. O frontispício tem influência da arquitetura religiosa litorânea (Bahia e Rio de Janeiro).

Fonte :http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria
N.Sra. do Rosário : é a mais antida de Diamantina (1731), construída pela Ordem dos negros escravos. Possui uma bela fachada frontal em rococó e um chafariz de 1787. Na frente existe ainda uma gameleira, nascida em torno do antigo cruzeiro. Corre a lenda que um tal de Júlio Fonseca, antes de morrer, durante a confissão, disse que, se sua alma se salvasse, algo diferente aconteceria com o cruzeiro construído por ele. A gameleira, ao nascer perto do cruzeiro, acabou por enlaçá-lo e elevá-lo. No interior da igreja a pintura da capela é de autoria de José Soares de Araújo.

Fonte do texto  :http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria

Fonte  da imagem :www.ufvjm.edu.br/site/coloquioespanhol/passeios-turisticos/
Capela Senhor do Bonfim : sua contrução antecede o ano de 1771 e apresenta uma única torre na fachada. O interior é rico em talhas douradas e o altar mistura os estilos D.JoãoV e rococó. É pequena e se enquandra harmoniosamente no conjunto de casas setencentista da rua do Bonfim.


 Fonte: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Casa de JK : pequena construção, de arquitetura extremamente simples, onde o ex-presidente Juscelino Kubitschek passou sua infância. Era local de adoração do filho mais ilustre de Diamantina, aquele que fez o Brasil crescer 50 ano em 5.
 Fonte:http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria
Casa da Glória : é o cartão-postal de Diamantina. Trata-se na verdade de duas casas, cada qual construída em épocas distantes e em lados opostos da rua. A mais antiga pertenceu à Coroa Portuguesa e depois a Dona Josefa Maria da Glória, daí o nome. Foi também residência de intendentes e do primeiro bispo de Diamantina. O famoso passadiço data dos tempos das irmãs vicentinas - a partir de 1876. Sua função era preservar as internas dos olhares alheios, principalmente dos rapazes, quando 
atravessassem a rua. Atualmente abriga o Centro de Geologia Eschewege.
Fonte do Texto: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria
Fonte da imagem: www.flickr.com


São Francisco : construída entre 1766 e 1772. Seu estilo é barroco, tendo o forro da capela-mor sido pintado por José Soares de Araújo e a sacristia por Silvestre de Almeida Lopes, principal artista do rococó da região no séc.XVIII. A decoração mistura traços neoclássicos com temas e ornamentos barrocos.

Fonte:http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#gloria
Capela Imperial de N.Sra. do Amparo : pertencia à Irmandade dos Pardos e sua construção se estendeu de 1756 a 1776. Possui imagens belíssimas, com destaque para um belo presépio, decorado com conchinhas da gruta do Salitre. Nela se realiza, todos os anos, a Festa do Divino, uma das mais tradicionais de Diamantina e região.
 Fonte:(http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Diamantina/port/lista.asp#topo)